Canibais e Reis

  • artigos comentários

12 de Novembro, 2010

“Lípidos e imunidade”, um artigo do Dr. Pereira de Moura explorando a associação entre aterosclerose, infecções e inflamação e sua relação com ácidos gordos poliinsaturados

Autor: O Primitivo. Categoria: Dieta| Força| Saúde| Treino

Figura: "LDL oxidation and atherogenesis". Para ampliar, clique aqui.
Fonte: SABIOSCIENCES.

 

No seu artigo "Lípidos e imunidade", o Dr. Pereira de Moura, médico internista dos Hospitais da Universidade de Coimbra, explora a associação entre aterosclerose, infecções e inflamação e sua relação com ácidos gordos poliinsaturados. Nele explica que a infecção e a inflamação modificam as lipoproteínas plasmáticas, e que a hipertrigliceridemia das reacções inflamatórias produz um aumento da produção das VLDL. De igual modo, ocorre também um enriquecimento das LDL em triglicerídeos e esfingolípidos, tornando-se mais pequenas e densas e, dessa forma, mais susceptíveis à oxidação. As lipoproteínas HDL também não escapam, ocorrendo a sua redução, em quantidade, em capacidade de transporte reverso do colesterol e de protecção antiaterogénica e antioxidativa. O colesterol LDL, actualmente designado de colesterol "mau", também saí vítima no meio disto tudo. Conforme explica o doutor, "O colesterol LDL também sofre as influências da inflamação crónica. Os seus níveis estão geralmente diminuídos, aumentando, no entanto, a concentração das suas sub-classes mais pequenas e densas. Estas pequenas e densas partículas LDL (fenótipo B) são particularmente susceptíveis à oxidação e à internalização pelos macrófagos, através dos “receptores scavenger".  O Dr. Pereira de Moura refere que estas várias alterações estarão provavelmente relacionadas com a infecção e inflamação, agentes estes efectivamente potenciadores da aterosclerose e que servem de génese às doenças circulatórias. Na minha interpretação e segundo este perspectiva, acaba por ser a inflamação crónica, potenciada alimentarmente não só pela dieta low-fat oficial, ou por dietas incompreensíveis como a dieta anti-gripe da FCNUP, mas também pelo estilo de vida sedentário/poluído da civilização, a grande responsável pela modelação destes lípidos, que se limitam a "responder" ao meio ambiente desfavorável em que se encontram. Como? Degradando-se, isto é, tornando-se mais ou menos aterogénicas. Se assim for, então o mais lógico será obviamente actuar preventivamente, a montante destas consequências, identificando/eliminando os factores que conduzem à inflamação crónica, e não tanto tentando modificar lípidos produzidos pelo nosso próprio corpo farmacologicamente, por exemplo através de estatinas. Este meu raciocínio faz algum sentido? Este artigo termina com esta conclusão, muitíssimo acertada e a ter em grande conta:

"A mudança radical da dieta humana, com predomínio franco dos ácidos gordos polinsaturados ómega-6 relativamente à dieta dos nossos antepassados, será muito provavelmente, uma das razões para o aumento da doença cardiovascular verificado nos países ocidentais".

in "Lípidos e imunidade", Dr. Pereira de Moura
Medicina Interna, Vol. 10, n. 1, 2003.

Apesar da enorme complexidade do tema das doenças cardiovasculares, este artigo identifica claramente factores reais conducentes a essas doenças circulatórias. "A inflamação crónica é um forte factor de risco para a doença cardiovascular, embora os mecanismos subjacentes a esta associação estejam longe de estar completamente esclarecidos". A principal conclusão a extrair deste artigo, parece-me, é a de que o rácio ómega-3 / ómega-6, actualmente totalmente ignorado nas recomendações de saúde, possuirá uma importância enormíssima, mesmo extraordinária. Basta notar, por exemplo, que os portugueses têm hoje quase 20% de ómega-6 no seu tecido adiposo, enquanto em tempos primitivos/ancestrais essa percentagem seria muitíssimo inferior, talvez nos 5-10%. Tendo em conta que o tempo de residência dos lípidos no corpo humano deve rondar os 600 dias (li isto no livro "Omega Six - The Devils Fats", de Robert A. Brown; pode ler o prefácio deste livro aqui), é de esperar que quanto mais instáveis/poliinsaturados esses lípidos forem, maior propensão haverá para a sua degradação/rancidez no corpo e, consequentemente, para a instalação de diversas patologias, como por exemplo o cancro (doença com génese inflamatória?). Por acaso você já ouviu falar de peroxidação lipídica? Se não, então leia este artigo do Whole Health Source e ficará pasmado com o facto do sol poder literalmente fritar os nossos lípidos epidérmicos, que são tanto mais vulneráveis quanto menos saturados forem. Mas as gorduras saturadas fazem muito mal à saúde, devemos evitá-las a todo o custo. "Hoje sabe-se que o consumo de gorduras saturadas está relacionado com o aumento crescente de doenças ditas da civilização ou degenerativas", não é o que eles dizem? Por outras palavras, não faz grande sentido acreditarmos que podemos alterar radicalmente a estrutura lipídica do nosso corpo, através da introdução de alimentos industrializados/desconhecidos da nossa fisiologia paleolítica, sem esperar que isso possa ter algumas/muitas(?) consequências adversas. Ou seja, e para concluir, o mais certo é que o consumo elevado de certos alimentos modernos ricos em ómega-6, designadamente os recém-introduzidos cereais/trigo, óleos vegetais e margarinas "saudáveis", não nos deve fazer propriamente muito bem à saúde. Mas os especialistas modernos recomendam que os consumamos em grandiosa abundância, até afirmam inequivocamente que "óleos vegetais têm os ácidos gordos que mais protegem o coração”. Vamos fazer o quê perante estas incongruências?

Lípidos e imunidade

Pereira de Moura
Assistente Hospitalar Graduado de Medicina Interna, Serviço de Medicina, Hospitais da Universidade de Coimbra

Medicina Interna, Vol. 10, n. 1, 2003

 

Resumo

Diversos dados epidemiológicos sugerem uma relação entre a aterosclerose e os processos infecciosos e inflamatórios crónicos. Significativas alterações no metabolismo proteico e lipídico acompanham as reacções infecciosas e inflamatórias, constituindo a clássica resposta de fase aguda (RFA). A RFA pode perturbar o metabolismo das lipoproteínas, traduzindo-se por alterações qualitativas e quantitativas destas partículas plasmáticas. Por sua vez, os lípidos podem, através do seu metabolismo, influenciar a síntese de diversos e importantes mediadores inflamatórios, os eicosanóides. Com base nestas constatações, tem-se procurado alterar favoravelmente o curso de várias doenças infecciosas e inflamatórias através da manipulação dietética, particularmente a nível da composição em ácidos gordos polinsaturados.

Palavras chave: Inflamação, infecção, ácidos gordos polinsaturados (PUFA), eicosanóides, aterosclerose
 

Download: lipidos-e-imunidade-pereira-de-moura.pdf



Tags: , Imunidade, , ómega-3, ómega-6

sem comentários a este artigo.

Formulário para comentário

Categorias

Eventos

Sondagem

Loading ... Loading ...

RSS Leangains (Martin Berkhan)

RSS Primal Muse (Jamie Scott)

  • More on coeliac disease...
  • Anxiety, Bipolar, and Diet
  • Eczema and Leaky Gut the same thing?
  • Reversal On Carbs
  • Vox: Emily Deans - Evolutionary Psychiatrist
  • Loss of Species Threatens Human Health
  • The Life of an Elite Cyclist....Parts One and Two
  • The Latest Uh-Oh for Vegetarians and Vegans: Carnosine
  • Kids: Wireless and Wired
  • Quick Fire + Baby Pics

RSS Primal Wisdom (Don Matez)

  • My Meals 12/21/2010: More Budget Primal
  • "Fat is not the problem"
  • My Meals 12/14 to 12/17/2010: More Primal/Paleo on a Budget
  • Institute Of Medicine Vitamin D Panelist Has Conflicts of Interest
  • Weekly Strength Training Provides Long-Term Cognitive and Economic Benefits
  • The Blood Type Diet: A Primal Perspective
  • My strength training 12/14/2010
  • My Meals 12/13 and 12/14/10: More budget paleo!
  • Another Way Eating Meat Makes Us Smarter
  • All Diets Are Reduced Carbohydrate Diets

RSS Specific Strength (Hans Wu)

  • Bone Health and Insulin Resistance
  • My Back Pain Story
  • Saving My Function and Glucagon
  • Low-Carb Propaganda
  • Carnitine and Choline
  • My Holiday Wishlist
  • Evidence Based Medicine in Practice
  • Link over at Forca Freemotion Body
  • Fasting, Exercise and Weed
  • One Author Papers "Tribute to Ravnskov"

Medicina (notícias)

Blacks Face Higher Death Risk from Early Liver Cancer (CME/CE)
Antibody Efficacious in Psoriasis of the Hands and Feet (CME/CE)
Age plays too big a role in prostate cancer treatment decisions
Prenatal micronutrient supplementation boosts children's cognition in Nepal
House sends food-safety measure to Obama for his signature
Gene alteration identified that predisposes to syndrome with high risk of cancer
Activity of certain stem cell genes linked with worse outcomes in acute myeloid leukemia patients
How cortical nerve cells form synapses with neighbors
Women war veterans face higher risk of mental health problems during pregnancy
Tumor cells in blood may signal worse prognosis in head and neck cancer patients
Could Screening For Mitochondrial DNA Mutations Improve Prostate Cancer Diagnosis?
After You Overeat: What to Do to Get Back on Track
Gene Signature May Help Predict Leukemia Outcomes (CME/CE)
Prevalence of metabolic syndrome doubled for people with psoriasis
Californians continue to kick the cigarette habit
Lipitor Recall Grows by 19,000 Bottles
Brain Imaging Predicts Reading Gains in Dyslexia (CME/CE)
Link title goes here
Obesity increases risk of death in severe vehicle crashes, study shows
Parents favor genetic testing for melanoma in their children
Homemade Baby Food: A Guide to Making and Storing It
Lipitor Odor Problem Continues, Recall Expands
Stomach Acidity Medications Increase Risk Of Pneumonia
Smoking may worsen pain for cancer patients
PFS Extended With Rituximab (CME/CE)

Nacional (notícias)

2as Jornadas de Factores de Risco e Orientações Clínicas em Cuidados de Saúde Primários
Natal: Solução para lidar com a solidão
Pedras incas podem explicar poderio da civilização
Frio é mau para o coração
Remédio para tosse à base de chocolate
Luís Redondo integra maior associação mundial de inovação tecnológica
Utilizadores de ‘downloads’ ilegais denunciados em Janeiro
Centro de Computação Gráfica integra rede internacional
Boaventura Sousa Santos distinguido por fundação espanhola
Investigadores das universidades do Minho e de Lisboa distinguidos com Prémio Gulbenkian
ONU criou um painel intergovernamental para a Biodiversidade
Estudo mostra como é possível salvar ursos polares cortando nas emissões de CO2
Humberto Rosa considera IPBES a peça que faltava na política internacional da Biodiversidade
Impactos das espécies invasoras demoram décadas a ser sentidos
Fondue light de morango
Peru com champanhe
Salada Eva
Traumatismo
Pudim negro
Crumble de frutos silvestres
Semi-frio de manga
Bacalhau com camarão
Canapés de pepino
Saúde em crise
A prova que faltava:

  • “The Workout that Time Forgot”, treino MovNat de Erwan Le Corre na revista Outside
  • Observação de efeitos benéficos na saúde de alimentos supostamente não-saudáveis traduz maior probabilidade dessa associação ser causal?
  • “Vitamina D e doenças endocrinometabólicas”, um artigo dos Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia
  • “Papel da vitamina D na susceptibilidade para a diabetes mellitus tipo 1″, dissertação de mestrado em medicina por Nuno Oliveira
  • “Acções extra-esqueléticas da vitamina D”, dissertação de mestrado de Liliana Alves
  • “Níveis séricos de vitamina D em portugueses com fracturas de fragilidade”, um artigo da Acta Reumatológica Portuguesa
  • “The Evolution of Human Diet”, uma palestra da Dra. Teresa Steele na FORA.tv
  • “A evolução da dieta e implicações na saúde humana”, um artigo de Sérgio Veloso (Jekyll)
  • Lista de autores relevantes com publicações na Pubmed (em construção)
  • “A reversal on carbs”, artigo do Los Angeles Times sobre uma mudança de enfoque iminente no nutricionismo
  • Emily Deans: Obrigada!
  • Jamie: Credit goes to Chris at Conditioning Research for picking up on that one! There is nothing sexier than a woman who can squat (or just lift heavy in g
  • Nigel Kinbrum: Hi. Thanks for that. Another trick is to create an

Álbum fotográfico

paleodieta3_141007paleodieta_101007paleodieta_070508paleodieta1_050708

Canibais e Reis

"As populações da Idade da Pedra tinham vidas mais saudáveis do que a maior parte do povo que surgiu imediatamente depois delas. Quanto a facilidades, como a boa alimentação, os divertimentos e os prazeres estéticos, os primitivos caçadores e recolectores de plantas gozavam de luxos que só os mais ricos dos nossos dias podem gozar" - Marvin Harris (1927-2001).

Twitter list

Visitantes

Dietas primitivas e tradicionais

Civilização

Hipótese Lipídica

Lípidos

Perfil lipídico

Vitamina D

Corrida

Podcasts (áudio)