Canibais e Reis

  • artigos comentários

25 de Junho, 2009

Conferência com Dr. Loren Cordain em Portugal, sobre doenças da civilização e auto-imunidade, realizada no passado mês de Maio/2009, provavelmente um dos momentos mais altos da ciência da nutrição em Portugal

Autor: O Primitivo. Categoria: Dieta| Primitivos| Saúde

Vídeo: Dr. Loren Cordain em Lisboa, Portugal.

 

Vida moderna, doenças modernas

Conforme anunciado neste blogue, o Dr. Loren Cordain esteve em Portugal no passado 18/Maio, 2009, para uma conferência sobre "Nutrição e Doenças da Civilização". O público presente, que accorreu ao auditório da Faculdade de Farmácia em número muito razoável, certamente não deu o seu tempo por mal entregue, não tivesse o palestrante, o Dr. Loren Cordain, abordado, num espaço de cerca de 2 horas, uma infinitude de temas, de elevadíssimo interesse científico e que, se tidos em maior conta pela nossa actual sociedade, certamente constituiriam a chave para a resolução de muitos dos problemas de saúde que afectam as sociedades pós-agrícolas sedentarizadas, ou seja, a nossa actual civilização.

A primeira parte da palestra, com duração de 50 min, centrou-se numa breve introdução à teoria evolucionista, baseada no artigo "Origins and evolution of the western diet: Health implications for the 21st century", o mais citado de toda a vasta obra publicada pelo Dr. Cordain, o maior especialista internacional em nutrição de povos primitivos pré-agricultura. Neste contexto, esta parte inicial da palestra incidiu sobre as características nutricionais de dietas pré-agrícolas, a introdução de novos alimentos ao longo da história humana, as grandes alterações nutricionais e as respectivas repercussões na saúde humana, que se traduzem em maior prevalência de doenças degenerativas crónicas. Para quem já tinha lido o livro da Paleodieta e/ou o da Paleodieta para Atletas, e também alguns artigos on-line do Dr. Cordain, esta primeira parte constituiu uma aula perfeita para consolidar conceitos e, eventualmente, adquirir novos  conhecimentos.

 

Auto-imunidade e doenças da civilização

Mas porventura, a melhor parte da palestra ainda estava para vir. Com efeito, a segunda parte, com duração de 70 min, consistiu numa extraordinária aula sobre auto-imunidade, uma das linhas de investigação nas quais, me parece, o grupo da paleodieta está actualmente a apostar seriamente. E com imensa razão, porque a nutrição está na origem de inúmeras doenças auto-imunes, das quais se conhecem actualmente pelo menos oitenta, entre as quais anemias, artrite reumatóide, doença celíaca, doença de Crohn, diabetes tipo 1, esclerose múltipla, lúpus, psoríase, vitiligo, entre muitas outras.

Esta última parte da conferência, que abordou temas tão diversos como factores ambientais suspeitos, o papel do intestino na auto-imunidade, mimetismo molecular e hiperpermeabilidade, factores nutricionais, etc., assumiu um nível científico muito elevado, para leigos como eu, mas mesmo no meu caso foi extramamente útil por forneceu pistas importantíssimas para futuro estudo, e acima de tudo para entendermos claramente a razão do estilo de vida moderno, energeticamente baseado em mais de 70% de nutrientes inexistentes no período pré-agricultura, bem como altamente baseado num padrão sedentarizado, facilmente conduzir ao aparecimento das designadas doenças da civilização, ou dos estilos de vida.

 

O paradigma evolucionário

A meu ver, a adopção deste paradigma evolucionário, o único que faz verdadeiro sentido pois foi nele que a nossa evolução se deu, ao longo dos últimos 2,4 milhões de anos, constitui a chave para uma vida mais longa e saudável, porque está em perfeita consonância com o nosso genoma e com a nossa biologia. De forma inversa, quanto mais distanciados nos encontrarmos dos estilos de vida primitivos, do período pré-agricultura e do nomadismo feral que nos é natural, mais provavelmente se expressarão as susceptibilidades genéticas que conduzem a todos os problemas de saúde da civilização. E a chave para entender toda esta ligação entre nutrição, saúde e estilo de vida, reside no aprofundar do entendimento destas áreas científicas emergentes, que são a auto-imunidade, a nutrigenómica, a nutrição funcional, etc. É pela importância que assume a divulgação deste paradigma, cientificamente fundamentado evolucionariamente, que sou da opinião que esta conferência com Dr. Loren Cordain, e penso não estar a dizer nenhum exagero, terá sido provavelmente um dos momentos mais altos da ciência da nutrição em Portugal.

 

Nota final

Para terminar, aproveito aqui para deixar um agradecimento público à empresa Nutriscience, e aos jovens investigadores que a impulsionam, entre os quais se inclui o Dr. Pedro Bastos, um português que integra o grupo da paleodieta, apostados em trazer o paradigma evolucionário e toda a ciência a ele associado para a Nutrição, e que urgentíssimo isto é, por nos proporcionarem este evento tão interessante e enriquecedor. Uma nota também de especial agradecimento ao Dr. Cordain, que respondeu com imenso detalhe e paciência às dezenas de perguntas que lhe foram colocadas, e por quem possuo grande admiração pessoal, não só pelo valioso conhecimento que nos transmitiu e transmite, mas também pela sua enorme simpatia e boa disposição.

 

PS: E já agora, parece que esta conferência foi apenas a primeira da Nutriscience, no capítulo evolucionário, de várias que poderão estar em agenda. A próxima contará com o Dr. Staffan Lindeberg, que nos visitará provavelmente no início de Novembro desde ano. Aqui no Canibais e Reis estaremos atentos a este evento, e oportunamente daremos conta do respectivo programa.

 

Sítio oficial / livros:

The Paleo Diet: Optimize Your Health, Lose Weight, and Reduce Disease (página oficial)
The Paleo Diet: Frequently Asked Questions
The Paleo Diet: Lose Weight and Get Healthy by Eating the Food You Were Designed to Eat (livro)
The Paleo Diet for Athletes: A Nutritional Formula for Peak Athletic Performance (livro)

 

Artigos relacionados:

The Paleo Diet: published research (artigos obrigatórios)
Estudos de intervenção envolvendo dietas de tipo paleolítico, ou como não deveríamos ter deixado de comer como os nossos antecessores caçadores-recolectores da idade da pedra (Canibais e Reis)
Conferência ‘Nutrição e Doenças da Civilização’, com o Prof. Loren Cordain, em Lisboa, dia 18 de Maio
Alguns artigos científicos importantes, que ajudam a enquadrar o que vamos ouvir na conferência com o Dr. Loren Cordain neste próximo dia 18 de Maio
Saúde, condição física, nutrição e exercício em sociedades primitivas, por Pedro Bastos
Papel da Nutrição em Doenças Auto-Imunes’, um artigo de Pedro Bastos
 

Entrevistas: 

Entrevista com o Dr. Loren Cordain, autor de ‘The Paleo Diet: Lose Weight and Get Healthy by Eating the Food You Were Designed to Eat’, no The Livin Low Carb Show
Entrevista do Dr. Loren Cordain na Super Human Radio e outras entrevistas on-line



3 comentários a este artigo.

1 | João

25 de Junho, 2009, 17:45

Avatar

Don Matesz está a publicar no seu blog uma série de artigos em que critica alguns aspectos da paleodieta cordainiana, os quais podem ser consultados em:

2 | O Primitivo

25 de Junho, 2009, 18:54

Avatar

A meu ver, a questão das gorduras saturadas será sempre muito polémica e controversa, apesar destas nada terem a haver com as causas de doença cardiovascular.

3 | Joseph Martinez

25 de Junho, 2009, 7:13

Avatar

Sou médico de clínica geral com profundo interesse em Nutrição.

Parabéns ao primitivo pelo blog, que é muito informativo e funcional e em termos estéticos é muito bonito.

Estive na conferência do Loren Cordain e foi fantástica. Inclusive um dos meus colegas, que é imunologista referiu-me que a palestra de auto-imunidade e sua relação com a dieta foi a melhor que já ouviu e que teve um alto nível científico!

Quanto às críticas sobre gorduras saturadas, não tomarei posição sobre o assunto, pois não sou especialista, mas de facto as gorduras hidrogenedas artificiais é que são muito danosas para a saúde cardiovascular. Aconselho sempre aos meus pacienets para usarem manteiga em vez de margarina.

Já percebi que o Loren Cordain não defende uma grande quantidade de gorduras saturadas, mas mesmo que se possa não concordar com isso (e tenho estado a ler os seus artigos e não é uma questão reseolvida - é muito discutível), revela profunda ignorância deixar de ouvir o que este senhor tem para dizer e ignorar os seus inúmeros aportes para as ciências da Nutrição só porque em um ou dois aspectos não se concorda.

Eu não concordo com muita gente em muitos aspectos. No entanto, muitas dessas pessoas aportam conhecimentos excelentes em diversas áreas e tenho elevada estima e amizade por alguns deles.

Não concordar em tudo é saudável. Discordar em tudo e alienar é um acto de estupidez.

JM

Formulário para comentário

Categorias

Eventos

Sondagem

Loading ... Loading ...

RSS Primal Wisdom (Don Matez)

  • My Strength Training 6/7/10
  • Exercise and Fitness Buffer the Life-Shortening Effects of Psychological Stress
  • My Strength Training 5/27/10
  • Paleo Hip-Hop?
  • My Strength Training 5/24/10
  • Practically Paleo Diet Reduces Markers of Aging In Humans
  • Practically Paleo Perspective: Rice
  • My Meals 4/16/10
  • Paleo Strength Works For Women Too; and Paleo Kits
  • Practically Paleo: My Meals

Nacional (notícias)

O Hospital Pediátrico organiza dias 17 e 18 de Junho, a 27ª edição do Curso de Pediatria Ambulatória
Investigadores da Gulbenkian dão passo em frente na compreensão da malária
Manuel Pizarro visita Centro Oncológico de Vila Real
Fórum Regional de Saúde do Centro
Nova Iorque inaugura centro de investigação inspirado no MIT
«Olheiro de tecnologia» na região Centro pretende«passar ciência para o mercado»
Excrementos de cachalote eliminam toneladas de CO2
Sensor que detecta previamente ataques epilépticos testado
Obesidade prejudica vida sexual
Doenças da coluna
7 erros que comete ao comer (sem saber)
Regras para perder peso... mesmo!
Gelatina de laranja com banana
Marcha nórdica
Desmaios
Boa higiene oral potencia actividade cerebral
Secretário de Estado da Saúde inaugura unidade de biofármacos
Reprodução assistida pode aumentar a probabilidade de más-formações nos bebés
Resistência dos micróbios aos antibióticos aumenta nos países pobres
«Quem atingiu alguma sabedoria tem obrigação de a partilhar»
O Património Cultural e Científico dos Antigos Hospitais de Lisboa: Na senda das preocupações ...
Relatório de Primavera 2010
XXVII Curso de Pediatria Ambulatória
III Jornadas de Neurologia em Medicina Geral e Familiar
INEM admite mudanças nos meios de socorro

  • Cristiano: Realmente chocante. Parabéns pelo ótimo blog.
  • Cristiano: Ótimo trabalho. Parabéns.
  • Daniel: Eu uso os meus para treinar no gym. Acho que ao fim de quase 2 anos já me habituei aos olhares incrédulos :p

Álbum fotográfico

paleodieta3_141007paleodieta_101007paleodieta_070508paleodieta1_050708

Canibais e Reis

"As populações da Idade da Pedra tinham vidas mais saudáveis do que a maior parte do povo que surgiu imediatamente depois delas. Quanto a facilidades, como a boa alimentação, os divertimentos e os prazeres estéticos, os primitivos caçadores e recolectores de plantas gozavam de luxos que só os mais ricos dos nossos dias podem gozar" - Marvin Harris (1927-2001).

Twitter list

Dietas primitivas e tradicionais

Civilização

Hipótese Lipídica

Lípidos

Perfil lipídico

Vitamina D

Corrida

Podcasts (áudio)